sábado, 23 janeiro , 2021

Com melhorias estruturais em 17 escolas, 2020 fecha com saldo positivo para a educação de Camboriú

Apesar da paralisação das aulas presenciais, em razão da pandemia da Covid-19, 2020 fecha com um balanço positivo para a educação de Camboriú. Ao todo, somente neste ano, entre obras já executadas e em andamento, foram realizadas melhorias estruturais em 17 unidades de ensino do município, entre Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI), totalizando um investimento superior a R$ 4 milhões.

Atualmente encontram-se em andamento as obras de requalificação estrutural, reforma e ampliação, de oito unidades de ensino, que visam, com a volta das aulas presenciais, previstas para ocorrer em 2021, propiciar mais conforto e comodidade aos alunos e profissionais do Sistema de Ensino Municipal.

Grande pedido por parte da comunidade, o bloco de salas dos 1º aos 3º anos do CAIC Jovem Ailor Lotério, no Monte Alegre, vem passando por uma grande reforma, acabando com o problema trazido pela chuva ao longo dos últimos anos, uma nova cobertura e forro estão sendo instalados no bloco, que também ganha novas portas e janelas, o investimento total é de R$406.942,95.

Ainda no Distrito do Monte Alegre, a escola Domingos Fonseca no bairro Taboleiro, já está com uma nova cara. Por meio de um investimento de R$212.481,98, foi empreendido a pintura completa da unidade, a troca dos pisos e portas, além da instalação de pisos podotáteis e reforma da cozinha. Atualmente, pastilhas estão sendo colocadas no muro da unidade, que também recebeu uma nova grade. Ainda está previsto a construção de um novo acesso para os alunos.

No bairro Rio Pequeno, com R$195.078,38 investidos, as obras de ampliação do G.E.M Prof. Joaquim Magalhães não param de avançar. Uma vez finalizado, o novo bloco comportará secretaria, direção, orientação e depósito, além disso, outras duas salas de aula serão indiretamente criadas na unidade. Já no Pré Escolar Municipal Mariza Galdine, orçada em R$71.169,13, está em andamento a ampliação do refeitório e de uma sala de aula, além da instalação de uma cobertura para a quadra da unidade.

Perto dali, no bairro Jardim Paraíso, o G.E.M Marlene Pereira Zuchi, também passa por obras de melhorias estruturais, com a reforma dos banheiros, a troca de todas as portas, janelas, piso e calhas, reforma da quadra e ainda, a ampliação do número de vagas na unidade, com a construção de três novas salas de aula. O investimento é de R$62.324,05.

Já muito próximas de sua entrega, estão a construção do novo C.E.I Maria Bittencourt Saut (R$1.079.862,34) e a escola Clotilde Ramos Chaves (R$492.121,59), no bairro Areias. No Saut, após ter sua estrutura completamente demolida, uma nova está sendo construída, propiciando a alunos e profissionais um ambiente mais confortável e moderno, além de ampliar o número de vagas disponíveis. Atualmente, com a estrutura interna em estágio avançado de acabamento, está sendo trabalhado na fachada da unidade, com a instalação da fossa séptica e a construção do novo muro.

Por fim, entre os meses de novembro e dezembro, três novas obras foram iniciadas. Ainda no bairro Areias, foi dado início a reforma e ampliação do C.E.I Neide Merísio Molleri, que contará com um grande investimento de R$685.000,00, que se refletirá na ampliação do número de salas e na modernização de toda a sua estrutura. Já no bairro São Francisco de Assis, enquanto o C.E.I Profª Alcimar de Souza Vieira, ganha uma nova cobertura para a sua quadra (R$27.500,00), no G.E.M Andrônico Pereira, está sendo realizada a pintura, troca de portas e esquadrias da unidade (R$95.512,66).

“Mesmo diante deste momento de pandemia, nossas ações são planejadas para serem executadas com muita responsabilidade e eficiência. É com grande alegria que olhamos para os números deste ano e podemos constatar que mesmo com as adversidades, nosso objetivo continua sendo trabalhar diariamente para entregar uma educação de qualidade aos nossos milhares de alunos e parte disso, passa por devolver ambientes apropriados para as nossas crianças, quer seja em sala de aula, cozinha, ou qualquer outro setor das unidades de ensino”, ressalta a Secretária Municipal de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa.

Obras entregues

Dentre as obras iniciadas e já entregues no primeiro semestre do ano, estão a reforma dos CEIs Hélia Borinelli (R$193.287,81), no bairro João da Costa, Odete Ramos Poltronieri (R$97.176,80), no Centro, e Profª Otília Santos da Silva (R$145.394,98), no Santa Regina. Além disso, a cozinha do C.E.I CAIC, Jovem Ailor Lotério, no Monte Alegre, por meio de um investimento de R$ 34.955,52, foi totalmente reformada, ganhando também novos móveis e eletrodomésticos.

No segundo semestre, ainda foi iniciada e finalizada a pintura completa de outras três unidades de ensino, as escolas municipais Profª Ivone Teresinha Garcia, no Santa Regina e Prof. Artur Sichmann, Centro, assim como a Escola de Campo Hercílio Zimmermann, na localidade dos Macacos.