Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De 21 a 27/8 é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas, tendo como finalidade promover a inclusão social no combate ao preconceito e a discriminação.
Em alusão à presente semana, a Secretaria de Educação de Camboriú desenvolveu conteúdos de conscientização sobre as deficiências para a comunidade em geral.
De acordo com dados contabilizados pela Equipe Pedagógica da SME, o Sistema de Ensino conta com cerca de 450 (quatrocentos e cinquenta) alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Portanto, nessa semana, ressaltamos com muita honra, o inerente direito das pessoas com deficiência, no que tange ao Sistema de Ensino Inclusivo, em todos os níveis de aprendizado no decorrer da vida para oportunizar o alcance da autonomia, o desenvolvimento de habilidades físicas, sensoriais, sociais e intelectuais, respeitando assim, seus interesses e necessidades de aprendizagem.
Para darmos início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a intérprete Priscila dos Santos contextualizou a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, um direito linguístico adquirido pela comunidade surda no Brasil. Segundo a Lei n°10.436/2002, entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, constituída por um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, que constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Charlles Giovany Faqueti, Instrutor de Libras do Sistema de Ensino de Camboriú (SC), apresenta sua história de vida e as dificuldades encontradas por ele e por sua família com a meningite e depois, com a surdez. Conta também como foi a sua aproximação à LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e seu processo de formação tanto em instituições formais, quanto especializadas.
O Sistema de Ensino de Camboriú possui 08 (oito) estudantes surdos, atualmente. Eles são atendidos pelo instrutor Charlles que, com sua fluência, experiência profissional e vivência pessoal desenvolve um trabalho especializado na aquisição da Língua Materna – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.